Por uma Educação Integral

No Colégio Santa Inês, a educação integral é concebida como um processo de constituição do sujeito que, por meio de experiências significativas, aprende a comunicar-se, a se autoconhecer, a interrogar e compreender o mundo. Neste processo, o indivíduo torna-se mais singular, agindo na sociedade e interagindo com ela de modo estético, ético e emancipatório.

Eixos Norteadores da Marca Inesiana

  • Educação Cristã
  • Autoconhecimento
  • Currículo em Rede de Perspectiva Cultural
  • Excelência Acadêmica
  • Gestão Sistêmica

Diferenciais da Educação Integral Inesiana no Currículo e na Vida de seus Estudantes

  • Ampliação da jornada escolar;
  • Promoção de atividades educativas extracurriculares;;
  • Currículo em rede de perspectiva cultural;
  • Professores altamente qualificados;
  • Diálogo e promoção de atividades para os pais;
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas;
  • Metodologia inovadora com tecnologia integrada;
  • Atendimento personalizado e afetuoso.

Compromisso com a Educação Integral

O estudante do Santa Inês, ao mesmo tempo em que solidifica seus conhecimentos, desenvolve cidadania, autonomia intelectual e socioafetiva, autoconhecimento, espírito crítico, formação ética e apreciação estética. O trabalho pedagógico-educativo inesiano cultiva também a convivência com a diversidade e a responsabilidade social, além do protagonismo infantil e juvenil.

Currículo em Rede de Perspectiva Cultural

O compromisso com a educação integral associa-se à Missão Institucional, que visa à formação de uma pessoa capaz de agir numa sociedade plural e de interagir com ela de modo ético, justo e solidário.

A associação entre os aspectos científico, acadêmico e humano é uma das maiores riquezas da constituição do ser integral. Com isso, há plena relação entre interlocução e escuta, decisão e ação, preservação da memória cultural e capacidade criativa, firmeza e compreensão, individual e coletiva.

Os princípios inesianos, como organização, bom relacionamento, alegria, autoconhecimento e espiritualidade, também incorporam a formação integral do estudante, o que favorece a manifestação das múltiplas inteligências e da plenitude do ser.