O Colégio Santa Inês é uma instituição confessional católica, fundada e administrada pela Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, IENS, revelando-se como lugar e meio privilegiado para promover a evangelização. 

Nesta perspectiva, o núcleo de Pastoral Escolar trabalha com a comunidade, potencializando as possibilidades coletivas e individuais a favor de uma vida justa e fraterna para todos. Pastoral advém de "pastor", aquele que chama, reúne, aponta o caminho de novas possibilidades, cuida, anima, conduz, zela e guarda a vida dos seus. Dessa forma, Pastoral é a ação organizada da Igreja - Povo de Deus – que evangeliza diferentes realidades. Nesse sentido, a Pastoral Escolar busca uma identidade própria, constituindo espiritualidade e mística que perpassam todo fazer educativo. Essa espiritualidade é o referencial necessário para a formação de gerações críticas, conscientes, libertas, autônomas e comprometidas com a dimensão profética da Palavra de Deus, possibilitando o anúncio e a inserção do fermento evangélico nas culturas do terceiro milênio.

A Pastoral Escolar do Colégio Santa Inês centraliza sua espiritualidade e sua mística no amor e na comunhão da Santíssima Trindade, pois "se o Senhor não constrói a morada, construtores trabalham em vão!" (Sl 127). Sua proposta evangelizadora inspira-se no protagonismo de três mulheres que viveram impregnadas da Palavra de Deus e, na simplicidade, souberam viver o amor na doação aos irmãos: Maria de Nazaré, Madre Teresa de Jesus Gerhardinger e Santa Inês.

Objetivo da Pastoral

O objetivo do núcleo de Pastoral é ser presença da Igreja no meio escolar, testemunhar e vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo na construção do Reino de Deus.

Pilares da Pastoral Escolar

Fé e Cultura

A questão da Fé e da Cultura não é reivindicar uma apologia da fé, mas redimensionar e repensar a caminhada, num diálogo constante e com abertura para acolher e escutar o diferente.

Solidariedade e Inclusão

O testemunho de Solidariedade e de Inclusão deve ser coerente com a prática de Jesus, que priorizou os mais fracos do seu tempo. Urge uma pastoral comprometida com o Seu mandato: "dai-lhes vós mesmos de comer!".

Celebração

A fé cristã, através das diferentes Celebrações proporcionadas pela Pastoral, promove a experiência do encontro com o mistério pascal de Jesus. É na partilha do pão que Ele se revela em Emaús, e garantir a continuidade do que foi começado na vida sacramental também é um dos pilares da Pastoral.

Missionariedade

A Missionaridade é um sinal de abertura e escuta às moções de Deus na história. É a presença de integração das diferenças sem anular as especificidades e a capacidade de ser testemunha em qualquer lugar.

Princípios da Pastoral Escolar

  • Educar para os princípios da solidariedade;
  • Educar para a integridade da criação;
  • Educar para uma cultura de paz;
  • Educar para a reverência e humanização;
  • Educar para a vivência da fé no cultivo da vida.