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Ensino Fundamental Anos Finais

Apresentação

A ação educativa do 6º ao 9º Ano é concebida por meio de experiências significativas de constituição do sujeito que aprende a comunicar-se, a autoconhecer-se, a interrogar ideias, fenômenos e fatos como formas de compreensão do mundo.

As experiências de aprendizagem remetem ao desenvolvimento de valores, de pensamento crítico, de diálogo, de escolhas conscientes, de compreensão da realidade e iniciativas para a solução de problemas. O trabalho educativo se dá na interatividade dialógica que favorece a construção de novos conhecimentos.

A manifestação das aprendizagens se dá, no 6° ano, pela expressão dos Relatórios de Aprendizagem, no 7° ano pelo Portfólio, no 8° ano pelo trabalho de produção midiática e no 9° pela elaboração de uma revista na qual os estudantes exercitam a produção de conhecimento do todo para as partes e das partes para o todo.

O Plano de Estudos de 6º ao 9º Ano tem o compromisso com a formação integral. Desenvolve tanto estratégias cognitivas como sócio-afetivas. As estratégias de ensino primam pelo protagonismo estudantil, por meio de metodologias ativas e de componente curriculares inovadores que integram também a Base Comum Curricular: Robótica, Linguagens Audiovisuais. Relações Escolares e Autonomia e Educação Financeira.



  • Ambiente de aprendizagem inovador, humanizado e orientado ao desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Ampliação da jornada escolar.

  • Linguagem Audiovisual, Robótica e Educação Financeira integradas à grade curricular.

  • Programa de Convivência Escolar, com destaque às Assembleias Escolares e ao período semanal de Relações Escolares e Autonomia.

  • Programa de Voluntariado;

  • Currículo em rede de perspectiva cultural.

  • Desenvolvimento de habilidades de pensamento.

  • Participação do Salão de Iniciação Científica/UFRGS.

  • Produção de parágrafos em todas as áreas do conhecimento.

  • Intercâmbio cultural com o Canadá a partir do 8° ano.

  • Língua Inglesa por nivelamento no 9º Ano.

  • Programa de Iniciação Científica, com destaque à Mostra de Iniciação Científica que ocorre no 9º Ano.

  • Simulados trimestrais para o 9° ano.

  • Viagens de estudos nacionais a partir do 9° ano;

  • Investimento na capacitação dos professores.

  • Metodologia inovadora com tecnologia integrada.

  • Avaliações externas.

  • Atendimento personalizado e afetuoso.

  • Promoção educativa de atividades extracurriculares.

Linguagem Audiovisual (fotografia e vídeo) é um componente curricular integrado à grade do Ensino Fundamental Anos Finais que tem por objetivo desenvolver nos estudantes o "aprender a ver" para além do que é visível. Como as crianças e os adolescentes, no mundo contemporâneo, são excessivamente expostas a imagens, o Colégio Santa Inês auxilia o estudante a contextualizar, apreciar, criar, sensibilizar o olhar e problematizar ética e esteticamente a Linguagem Audiovisual.

No Colégio Santa Inês, o componente curricular de Educação Financeira foi inserido na grade curricular em todos os níveis a partir do 6° Ano do Ensino Fundamental. Baseado em valores morais, esse componente curricular forma sujeitos capazes de diferenciar o "eu quero" do "eu preciso" e utiliza conhecimentos da área para ser diferença qualitativa no mundo atual. Através de discussões e práticas contextualizadas sobre as inquietações consumistas, típicas de cada faixa etária, a prática em sala de aula orienta o estudante para a responsabilidade social e a ética, quanto ao ganho e ao uso do dinheiro, além de estimular o empreendedorismo sustentável.

O componente curricular “Relações Escolares e Autonomia - REA” é um diferencial do Colégio Santa Inês e traz consigo o percurso e o constante investimento da escola na promoção da convivência escolar sadia. REA é um importante braço do Programa de Convivência Escolar. Tem por objetivo oportunizar experiências democráticas e solidárias, a fim de que as crianças, os adolescentes e os jovens percebam-se capazes de cuidar de si, do outro e do ambiente em que vivem, através do exercício da autonomia, da reflexão e da vivência de relações escolares sadias e éticas, bem como da construção da capacidade de ser um estudante organizado, comprometido e responsável pelo seu processo de aprendizagem. O componente é ministrado pelo professor regente de turma, que é um cargo de confiança da escola, cuja principal função consiste em atuar como facilitador dos processos educacionais e ser referência para os estudantes e famílias de seu ano de atuação.

O componente curricular de Robótica Educacional ao longo do Ensino Fundamental II tem como principal competência instigar o conhecimento da ciência aplicada às tecnologias por meio da experimentação de construções físicas e de técnicas de lógica e programação com a posterior análise da importância da tecnologia, como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.  Utilizando kits LEGO Mindstorms e sua linguagem de programação, os estudantes têm a oportunidade de experimentar o pensamento computacional e codificação, a criação e prototipagem, além do constante trabalho colaborativo e em equipe.

É um espaço destinado à exploração, experimentação por meio de metodologias de aprendizagem coletivas e colaborativas. O estudante aprende pesquisando, testando, na busca de soluções criativas e inovadoras para problemas sociais, por meio da interação com os colegas na elaboração projetos, aproveitando ao máximo, de forma prática e concreta, os diferentes recursos disponíveis. O espaço estimula a interação entre as diversas áreas de conhecimento e busca potencializar o protagonismo e a autonomia dos estudantes através de práticas criativas e inovadoras que rompam com os paradigmas tradicionais e que tragam soluções para problemas complexos nos contextos em que estão inseridos.

Do 6° ao 9º ano: das 7h30min às 12h50min

* Tutoria de Matemática no turno inverso para os estudantes que necessitarem de apoio na disciplina.

* Oficina de Redação para estudantes do 9º ano.

A avaliação do rendimento escolar do estudante é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. É um sistema global, contínuo, sistemático e cumulativo sobre todos os desempenhos evidenciados, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. No Ensino Fundamental Anos Finais, com base nos critérios estabelecidos, a avaliação é expressa em notas, numa escala de zero a dez. A Recuperação Preventiva, de acordo com a Legislação de Ensino vigente, acontece no decorrer dos trimestres.

Coordenação Geral

Profª. Maria Waleska Cruz 
e-mail: waleska.cruz@santainesrs.com.br
51 3331.9111 – ramais 233 e 236

Coordenação Pedagógica

Profª. Analice Vacaro - 6º ao 9º Ano 
e-mail: analice.vacaro@santainesrs.com.br
51 3331.9111 – ramal 231

Orientação Educacional

Luciana Modica de Castro
e-mail: luciana.modica@santainesrs.com.br
51 3331.9111 – ramal 231

Articulador Pedagógico

Profª. Marcos Paulo Tonial
e-mail: marcos.tonial@santainesrs.com.br
51 3331.9111 - ramal 244

Serviço de Pastoral

Prof. Josimar Philippsen
e-mail: josimar.philippsen@santainesrs.com.br
51 3331.9111 – ramal 246