Page Info:

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Tempo de construir competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, de desenvolver  múltiplos letramentos e competências socioemocionais.

As competências infantis, nesta nova etapa escolar, desenvolvem-se através de propostas intencionais, interativas, contextualizadas e ricamente organizadas, buscando a apropriação de saberes mais complexos nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, a aprendizagem da leitura e da escrita e o desenvolvimento do pensamento lógico são considerados os alicerces da proposta em que o estudante constrói conceitos e amplia seus conhecimentos. A afetividade e o atendimento personalizado são essenciais e garantem o sucesso escolar.  

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as salas de aula são espaço propício às interações, à construção da história do grupo e sua documentação. Esse espaço favorece explorações e descobertas, o agir e o pensar sobre a ação, contribuindo de forma direta e indireta para a consolidação dos saberes.

O ambiente físico das salas de aula do 1º Ano é organizado em Áreas Temáticas:

  • Área do Faz de Conta e da Matemática – Mathematics and Imagination Area
  • Área das Linguagens – Ideas Area
  • Área dos Projetos e Experimentos – Projects and Experiments Area

“A aprendizagem da leitura e da escrita e o desenvolvimento do pensamento lógico são os alicerces da proposta”.


  • PILARES EDUCACIONAIS

  • As ações educativas no EFAI enfatizam:

  • As Competências socioemocionais construídas a partir do diálogo e da escuta dos estudantes, com ênfase no autocuidado, na regulação das emoções e na formação dos vínculos de amizades. As assembleias escolares são práticas democráticas que auxiliam na cultura de paz e fortalecem essa competência.

  • A Matemática de forma concreta, a partir de vivências e atividades práticas que potencializam o aprendizado dos conceitos lógico-matemáticos aplicados para resolução de problemas.

  • A Educação Bilíngue acontece, diariamente, em todos os anos de ensino, proporcionando interação com a Língua Inglesa em ações cotidianas nas diferentes áreas do conhecimento, com docência compartilhada entre a professora regente e a da língua adicional inglesa.

  • A pesquisa e a investigação de mundo permitem que os estudantes observem, levantem hipóteses e construam novos conhecimentos, para responder às questões do mundo contemporâneo, articulando os diferentes conhecimentos.

  • O desenvolvimento das diferentes linguagens construídas nas experiências de aprendizagem: corporal, gráfica, oral, na leitura e na escrita.

     

    DIFERENCIAIS DO SEGMENTO:

  • Programa Bilíngue do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, docência compartilhada com 1h30min de Língua Inglesa diária nas diferentes áreas do conhecimento, durante a semana;

  • Reading: Plataforma de Leitura - Elefante Letrado;

  • Projetos de pesquisas que estimulam a Iniciação Científica;

  • SpecializedClass: Aulas especializadas de Música (flauta doce, a partir do 4º Ano), Educação Física e Educação Religiosa;

  • Technology: Aulas de Tecnologias Educativas e programa ZOOM Education for LifeScience;

  • LearningLabs: Laboratório de Aprendizagem, Laboratório Interdisciplinar e de Experimentação (E-Class) e BilingualEducation;

  • Programa de férias de verão, voltado aos esportes, durante o mês de janeiro;

  • Oficina de Leitura e Escrita Criativa;

  • Meditação Cristã.

    TURNO REGULAR

  • Tarde: das 13h10min às 18h.

  • A carga horária diária é de 4h30min

O Turno Inverso oferece orientação no tema de casa, atividades psicomotoras e oficinas diversas, entre as quais estão: Lógico-Matemáticas, Arte, Tecnologias Educativas, Ciências da Natureza e Culinária;

O projeto atende estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, das 07h30min às 13h10min.


Coordenação Geral

Maria Waleska Cruz

Coordenação Pedagógica

Viviane Nectoux

Orientação Educacional

1º ao 5º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental Anos Iniciais 

Andressa Borges e Silva  

Psicóloga Escolar

1º ao 3º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental Anos Iniciais 

Renata Gonçalves Prosdocimi

4º e 5º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental Anos Iniciais 

Leonardo Martins Costa Garavelo
  

Pastoral Escolar

Josimar Philippsen