As férias oportunizam momentos especiais, de convivência e próprios para serem desfrutados em família. Mas, com tanta energia e disposição, entreter as crianças, muitas vezes, é um grande desafio para os pais. Para ajudar nesta missão, preparamos algumas dicas de brincadeiras que podem ser realizadas em casa com os pequenos. São sugestões de atividades fáceis e super divertidas. Tudo para que os momentos em família possam se transformar em prazerosas descobertas.

Confira as dicas:

Charada Animal - Que tal dar boas risadas em uma atividade que, além de divertida, fortalece habilidades como respeito, autorregulação e curiosidade? A dica de hoje é a “Charada Animal”. Na brincadeira, cada pessoa imita um animal e os outros tentam adivinhar qual é. Existem muitas pistas que podem ser dadas: sons, gestos, ser silencioso ou barulhento.

Brincando com Sucata - A brincadeira com materiais não estruturados é sempre inusitada e repleta de surpresas. Papelão, barbante e sucata, em geral, são materiais excelentes para inspirar jogos de imaginação. Reúna os itens em uma caixa, ao longo da semana, e depois ajude a criança a encontrar formas criativas de usá-los. Quem sabe construir um castelo ou um carro, por exemplo. É só soltar a imaginação e se divertir!

Hora da Cozinha - As crianças adoram atividades culinárias. Então, que tal escolher uma receita saudável e saborosa para curtir este momento com os pequenos? Estímulos sensoriais e responsabilidade são só algumas vantagens do contato das crianças com a cozinha. Para os dias quentes de verão, uma ótima opção é fazer sorvete em casa. Separamos uma receita de Sorvete de Uva com Iogurte: rápido e delicioso.

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de suco integral de uva

 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

 3 copos de iogurte desnatado (200 g cada um)

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o suco com o açúcar, mexendo até dissolver.

Depois bata a mistura com o iogurte no liquidificador e coloque em forminhas.

Deixe no congelador por cerca de 4 horas ou até firmar.

Inventando histórias - Essa atividade, além de não exigir muitos recursos, fortalece habilidades como comunicação, memória e criatividade, já que a criança precisa recordar situações que conhece para compor as narrativas, organizando seus pensamentos e estimulando a imaginação. O objetivo é incentivar a criança a contar uma história. Pode ser alguma que ela já conheça ou uma inventada. Para ajudá-la, você pode começar a história e incentivá-la a completar: “Era uma vez um cachorro que foi passear... Onde ele foi?”. Conforme a criança for completando a história, incentive com perguntas mais abertas.

Saco Misterioso - Para a atividade, realizada ao livre, são necessárias sacolas e vendas para os olhos. O ideal é fazer em grupo. Cada participante sai para um lado, recolhe coisas da natureza e coloca na sacola, sem que os amigos vejam. O bacana é reunir itens de diferentes formatos e texturas. Depois, com os olhos vendados, cada criança deve descobrir o que está na sacola do amigo. A brincadeira, além de divertida, estimula a curiosidade, a confiança e a exploração.

Amarelinha - Quem nunca brincou de amarelinha? É fácil e muito divertido! Para iniciar, desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto, numerando os retângulos menores de 1 a 10. Na parte superior, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. Pegue uma pedrinha e é só começar a brincadeira. Para jogar, fique atrás da linha de início traçada e atire a pedrinha começando pelo número 1. Depois, é só pular sem pisar no número em que está a pedra, alternando pulos com os dois pés e com um pé só. O objetivo é chegar ao céu e voltar, sem pisar nas linhas ou cair. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro. Além de divertida, a brincadeira estimula o equilíbrio, a agilidade e a mira.