O incentivo ao hábito da leitura continuada, inclusive no período de férias, é essencial para o avanço da alfabetização e do letramento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Para essas férias, sugiro aos nossos estudantes, poesia. É uma forma de brincar com as palavras e com a imaginação”, explica a professora e contadora de histórias, Márcia do Canto, que ao longo de 2020 realizou uma série de oficinas para produção e contação de histórias com os estudantes dos Anos Iniciais. Assim como a poesia, contos e quadrinhos, cujos textos curtos mantêm o envolvimento com o processo de letramento, também são opções de leitura lúdicas e divertidas. “Não só se aprende a ler, como se aprende a gostar de ler”, destaca Márcia, lembrando que, para que se possa gostar cada vez mais de brincar com a leitura e com a imaginação, os textos curtos são essenciais, pois podem ser lidos entre uma atividade e outra ou na hora de dormir, por exemplo. “O poema é uma canção! É um lanche agradável para uma tarde de férias. Ler uma poesia ou um conto é uma oportunidade de saborear alguma coisa leve, gostosa, que dê prazer e que seja, ao mesmo tempo, importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, complementa.

A poesia tem som, tem movimento, como as ondas do mar, como o vento nas árvores. E, assim como as férias, é uma opção de leitura leve, agradável, criativa e que estimula a possibilidade de encantamento com a vida. Além, é claro, de uma ótima oportunidade de leitura em família. Gostou da ideia? Márcia do Canto separou algumas sugestões de leituras curtas e divertidas, que estão disponíveis na Plataforma do Elefante Letrado. Confira as dicas e boa diversão:

1º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental – Um pomar de A a Z, de Gláucia de Souza
2º e 3º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental – O Museu Desmiolado, de Alexandre Brito
4º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental – Maluquinho pelo Mundo,  de Ziraldo
5º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental – Cinco Histórias do Bruxo do Cosme Velho, de Machado de Assis