Entre os dias 19 e 21 de julho, o Colégio Santa Inês esteve representado por um time de 25 profissionais no 17º Congresso do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS, o evento teve como tema central a “Essência e saberes da Educação”. A programação, sediada no Centro de Eventos da PUCRS, reuniu professores e gestores de 131 escolas, entre particulares e públicas. 

Realizado desde 1996, o Congresso retomou suas atividades presenciais - após uma edição em formato remoto - propondo uma reflexão acerca das raízes e frutos inerentes ao processo educativo. Entre as inovações implementadas, o tradicional evento educacional gaúcho contou não somente com palestras gerais, mas também com cinco palcos simultâneos voltados a diferentes temáticas: 

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais; 

  • Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio; 

  • Gestão; 

  • Educação Inclusiva; 

  • Ensino Superior. 

Além de fomentar aprendizados enriquecedores para cada segmento, o evento veio proporcionar vivências e partilhas significativas. Para a Diretora do Colégio Santa Inês, Ir. Celassi Dalpiaz, trata-se de um momento formativo que favorece conexões e atualizações. “É uma oportunidade de sair do cotidiano e se deparar com um mundo repleto de novas possibilidades”, afirma a Diretora.  

“Hoje, uma educação eficaz exige experiência. Se não houver uma imersão e um entendimento, o aprendizado se torna apenas mais um conhecimento. A partir do momento que eu me proponho a mergulhar em uma experiência, essa vivência se transforma:  modifica perspectivas, amplia horizontes e estimula o olhar para novos caminhos”, complementa Ir. Celassi.