“Um livro é um sonho que você segura na mão” - Neil Gaiman, escritor britânico 

As Férias de Inverno chegaram, e não há nada melhor do que curtir esse recesso com muita leveza e diversão. É tempo de viajar, descansar, assistir a filmes com pipoca, passear com a família e se divertir com os amigos. 

Se engana quem pensa que esse período não rende frutos positivos para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de contribuir para a manutenção do bem-estar e para o aprimoramento de habilidades socioemocionais dos estudantes, o recesso impulsiona uma série de aprendizados que ultrapassam as fronteiras da sala de aula.  

Pensando nisso, o Colégio Santa Inês trouxe algumas dicas de leituras que prometem fazer sucesso entre as crianças e os jovens inesianos. Dispondo de obras para todos os gostos, indicadas pela Coordenação Pedagógica de cada segmento, nossa lista de recomendações vem convidar o leitor a mergulhar em um mar de novas aventuras!  

Educação Infantil
Para além da leitura, confira livros que proporcionarão momentos de aprendizado, diversão e brincadeiras para os pequenos: 

“Tem alguém em casa?”, de Aline Abreu.
Ideal para bebês e crianças bem pequenas, é uma obra com rimas, textos curtos e repetições que vem cativar a atenção e incentivar o brincar. 

“Crá-crá de tucano”, de Roberta Asse.
Um livro, da Editora Brinque-Book, sobre os animais da fauna brasileira, seus hábitos e sons! Próprio para ler, brincar e se divertir. 

“Quer provar?”, de Lawrence Schimel.
Explorando as sensações e funções corporais, as crianças vão aprender que ajudar na cozinha pode ser sempre divertido. 

“Lizzy e a nuvem”, dos Irmãos Fan.
Cuidar de uma nuvem é um trabalho muito importante, e Lizzy leva isso a sério. Não deixe de conferir a emocionante história de Lizzy e sua nuvem, Milo.   

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Contando com opções em língua portuguesa e inglesa, os livros destinados às crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais prometem proporcionar muita diversão, confira:  

“Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson.
Conheça a divertida história sobre uma bruxa e seus amigos! Com rimas e ilustrações irresistíveis, a obra é perfeita para ser apreciada pelas crianças. 

“Room On The Broom”, de Julia Donaldson.
Narrando as emocionantes aventuras da bruxa e de seu gato, a versão original de “Carona na Vassoura” vem fomentar o aprendizado da língua inglesa.  

“Gentileza”, de Alison Green.
Um livro sobre gentileza, que explora um mundo onde todos são gentis, traçando caminhos para concretizar este cenário.   

 “O que a terra está falando?”, de Ilan Brenman.
A disputa pela terra é tão antiga quanto a presença humana no mundo. Neste conto, o diálogo e a sabedoria são apresentados como meios para solucionar conflitos recorrentes em nossa sociedade. 

Ensino Fundamental Anos Finais
Um olhar delicado para histórias de amor e aventura é pauta nas indicações para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, confira: 

“Tudo sobre o amor”, de Bell Hooks.
O que é o amor, afinal? Nesta obra, a autora vem elucidar o significado de amar, seja nas relações familiares, românticas e de amizade, seja na vivência religiosa.   

“A culpa é das estrelas”, de John Green.
Uma história para se emocionar: com classificação indicativa de 12 anos, o best-seller também está disponível para assistir em filme. 

“Coraline”, de Neil Gaiman.
Também disponível em filme, o livro é sucesso entre o público infantojuvenil, conquistou crianças, jovens e adultos ao redor de todo o mundo. Classificação indicativa: 11 anos. 

“A rainha vermelha”, de Victória Aveyard.
Com classificação indicativa de 11 anos, o best-seller traz uma história de fantasia repleta de personagens fortes e reviravoltas marcantes. 

Ensino Médio
Com a proximidade dos processos seletivos externos, aproveitar as férias para colocar em dia os livros explorados no Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pode ser uma excelente opção.  

Conheça as obras que estreiam como leituras obrigatórias no Vestibular 2024: 

“A terra dos mil povos”, de Kaká Werá.
Propondo uma série de reflexões sobre a trajetória dos nossos povos originários, a obra traz um novo olhar para a história do país. 

“Água Funda”, de Ruth Guimarães.
Romance de estreia de uma das primeiras escritoras negras a ganhar destaque no cenário da literatura brasileira, a obra traça uma original reconstituição etnográfica da linguagem caipira. 

“Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.
O clássico do escritor colombiano traz as aventuras da família Buendía-Iguarán, que - com seus milagres, suas fantasias e seus dramas - representa as famílias do mundo inteiro. 

“Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas.
Segundo livro de Angélica Freitas, a obra reúne poemas escritos a partir de um tema central: a mulher. 

Quer ver a lista de livros para o Vestibular 2024 na íntegra? Clique aqui e confira. 

Boa leitura!