No dia 15 de junho, os professores inesianos participaram de um Percurso Formativo para “aprender com e na natureza”. O evento foi ministrado pelo biólogo e professor Mário Machado Fabretti, responsável também por proporcionar uma aula ao ar livre para as crianças da Educação Infantil nos dias 22 e 30 de junho. Ambos os eventos ocorreram nas dependências da escola e tinham como objetivo dar continuidade às propostas que envolvem a criança e a sua conexão com a natureza e a cultura de sustentabilidade.  

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, o Colégio Santa Inês investe na formação e sensibilização de seus profissionais em relação aos conceitos referentes ao meio ambiente. Prezando pelo investimento de práticas que envolvem a biofilia no ambiente escolar, as ações da instituição visam contribuir para a conscientização diante das problemáticas ambientais e das soluções para um planeta saudável. 

 

Um ponto de destaque nesta formação, trazido pelo biólogo e professor Mário, foi a Biomimética apresentada a partir da abordagem STEAM em que a natureza pode ser uma ferramenta poderosa para o ensino de ciências, da tecnologia, da engenharia, das artes e da matemática. 

“Acreditamos que ambientes com mais natureza promovem bem-estar a todos - com destaque às infâncias -, bem como favorece habilidades sociais e cognitivas. Neste contexto, a formação dos educadores qualifica o trabalho pedagógico e ainda contribui para um planeta saudável e habitável”, afirma a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga. 

Seedball: uma imersão prática na Educação Ambiental 
Também organizadas pelo biólogo e professor Mário, fundador do projeto “BioMario”, as aulas ao ar livre direcionadas às turmas da Educação Infantil possibilitaram às crianças a vivência do meio natural. Nessas aulas, entre diversas aprendizagens, as crianças puderam construir “seedballs”, pequenas esferas feitas com argila, compostos orgânicos, sementes e água. Utilizadas para semear flores, frutas e outras plantas, as seedballs foram entregues às crianças para que pudessem realizar o cultivo com a sua família.