Durante quatro semanas, os estudantes do itinerário de Linguagens Artísticas, do Novo Ensino Médio, participaram de oficinas específicas com artistas e profissionais da Área das Linguagens. Idealizada pela professora de artes Carolina Viana da Silva, com a orientação da Equipe Pedagógica do Ensino Médio, a iniciativa se estendeu entre os dias 07 e 28 de junho.   

A ação tem como objetivo qualificar o conhecimento dos estudantes nas áreas específicas de Moda, Design, Cinema, Escrita Criativa, Desenho, Pintura e Fotografia. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para criar espaços de diálogo e formação no Itinerário das Linguagens Artísticas, em que os estudantes compartilharam, com profissionais da área, os seus processos de produção. 

 

Confira os profissionais convidados: 

Moda e Design de Produto  
Convidado
: Nickole Monfron da Costa 
Formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2014, e licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2022, Nickole atualmente trabalha como artista e ilustradora. 

Poesia e Composição Musical 
Convidado: João Ortácio 
Graduado em Letras, em 2008, João é músico e poeta. Seu último livro “A bala de borracha não apaga o poema”, da editora Viseu, foi lançado em 2022).    

Audiovisual 
Convidados: Tainara Melo de Fraga e Felipe Iesbick 
Tainara concluiu a graduação em Realização Audiovisual pela Unisinos em 2017 e atua como produtora executiva na SOPA Digital. Graduado em Realização Audiovisual, em 2013, Felipe, por sua vez, é montador e roteirista na produtora SOPA Digital. 

Escrita Criativa 
Convidado: Cristiano Fretta 
Formado em Letras, Cristiano atua como professor de Língua Portuguesa e escritor.  

Ilustração e desenho 
Convidado: Simone Rocha da Conceição 
Simone é Bacharel em Artes Visuais com ênfase em desenho (UFRGS, 2007), Licenciada em Artes Visuais (UFRGS, 2014), Especialista em Educação a Distância (UCDB, 2016), Mestre em Educação (UFRGS, 2018) e Doutoranda em Educação, ambas na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo (UFRGS, em andamento). 

Pintura e Fotografia 
Convidado: Leandro Selister 
Com formação em Fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS, Leandro atua como artista visual há mais de duas décadas por meio de projetos de intervenções urbanas. Além disso, foi professor no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre, e na Faculdade do Imigrante (FAI), de Caxias do Sul. 

 

Uma experiência imersiva 

Os encontros possibilitaram tanto que os estudantes obtivessem auxílio especializado na resolução de seus trabalhos quanto entrassem em contato com profissões voltadas aos seus interesses profissionais e acadêmicos.   

Para a professora de artes Carolina Viana da Silva, “esses encontros são importantes momentos de troca e integração dos estudantes com profissionais que, além de auxiliá-los em suas produções pessoais, possibilitam aos jovens uma imersão no mercado da produção cultural e artística”. 

“Dessa forma, os estudantes ampliam seus repertórios referentes às possibilidades de atuação nessas áreas, além de aprimorar suas produções artísticas individuais ou coletivas”, afirma a professora.