E o nosso primeiro dia de aula foi cheio de emoções, como a homenagem dos professores aos alunos e a todos os que passaram pelo Colégio ao longo dos seus 70 anos, veja o texto na íntegra:

Por mais 70 anos

No ano de 2016, o Colégio Santa Inês completa 70 anos. Dando uma olhada na internet, descobri que George W. Bush, Bill Clinton e Almir Guineto também são da mesma data. No mesmo ano de fundação da escola, foi fundada a NBA e lançado o biquíni. Em 1946, Portela vencia o carnaval sobre a Mangueira com o enredo Alvorada do Novo Mundo. Da minha despretensiosa pesquisa na internet descobri que não formamos presidentes das grandes potências, mas temos nossos músicos; percebi que nenhum de nossos estudantes foi jogar na NBA, mas jogam ali no Arariboia, ou lá no Harmonia e vão avante, unidos e em frente nos campeonatos escolares. Alguns de nós já desfilamos na Marquês de Sapucaí, mas todos nós começamos o ano como uma Alvorada para um Mundo Melhor para nossos estudantes.

E nesses tantos anos de escola, a história do mundo veio acontecendo. Ditadura, Paz e Amor, Copa do Mundo, Anticoncepcional, Camisinha, AIDS, Muro de Berlin, Primavera Árabe. Cada ano tem uma zica nova que nossos estudantes insistem em trazer para sala de aula para debatermos e conversarmos. Às vezes, desejamos apenas que eles compreendam que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos; às vezes só queríamos explicar que o objeto direto não precisa de preposição, mas o indireto sim; às vezes somente gostaríamos que lembrassem que as capitais do sul são Curitiba, Florianópolis e nossa querida Porto Alegre. No entanto, o estudante nos desarma e nos pergunta como foram nossas férias, o que eu achei da confusão durante a apuração do carnaval de São Paulo, qual minha opinião sobre o tema da redação da UFRGS.

O mundo é muito grande para caber na escola. A história do mundo é muito grande para caber no livro. E o nosso estudante, daqui do Santa Inês, de qualquer ano e de qualquer época, sabe disso. Tanto que ele sabe que as pessoas que estão presentes no Colégio são as mais importantes do cotidiano dele: o bom dia ao professor do primeiro período é tão importante quanto ver o Seu Cirineu em cima do telhado colocando alguma coisa no lugar; um abraço no colega não é mais afetuoso que um afago de uma irmã. Nosso estudante pode não saber o ano de fundação da NBA, mas muitos sabem quem foi o professor homenageado na quadra de esportes.  Entre nós se somam muitos anos de vida de cada um de nossos professores.

Nossos 70 anos de Santa Inês são feitos de sentimentos. De chegadas e de partidas. Da vinda de rostos novos e iluminados, e da partida esperançosa de nossos formandos. O Colégio é feito de alegria, do abraço que esmaga a saudade e do abraço que seca o choro. É feito de amor, do carinho de uma mãe para seu filho, e do carinho de nossos filhotes para conosco em sala de aula. É feito da paz, do shalon, do axé que queremos para o mundo melhor de cada um dos estudantes que entrarão em sala de aula semana que vem.

(Texto de autoria de Fábio Castilhos)