Santa Inês reuniu profissionais e estudantes de diversas áreas para falar sobre escolhas e a inserção no mercado de trabalho.

Uma mesa-redonda, parte do projeto “As profissões e o Mundo de Trabalho”, reuniu hoje pela manhã ex-alunos e estudantes que estão concluindo o Ensino Médio para falar sobre escolhas e a inserção no mercado de trabalho. O principal objetivo da iniciativa foi trazer para dentro da Escola a experiência de quem já passou pelo Santa Inês e hoje se encontra feliz com as suas escolhas. “Eu acabei me descobrindo dentro da faculdade. Não tem que ter medo, a vida sempre dá um jeito”, disse Marina Cornelli, que hoje cursa Medicina (UFCSPA).

Entre as questões abordadas, o medo de escolher a profissão errada esteve sempre presente. “Vai demorar para vocês se sentirem prontos, não tenham medo de adiar”, constatou Pedro Nectoux, estudante de Biomedicina (UFCSPA), que relatou sua experiência após o término do Ensino Médio e os diferentes caminhos que o fizeram descobrir que tinha feito a escolha certa. “Na faculdade, a sala de aula é o menor espaço que vocês podem ter. O importante é ir além”, disse.

Bruna Carlos deu voltas e voltas até se render à Física e seus encantos. “Físicos não morrem de fome. Depois que decidi entrar na Física, todos os meus preconceitos foram por água abaixo”, assumiu a estudante de Física (UFRGS), que descobriu a paixão pela Disciplina ainda no Colégio.  A diretora do Santa Inês, Ir. Celassi Dalpiaz, encerrou o bate-papo ressaltando o compromisso da instituição em formar cidadãos conscientes e capazes de exercer seu papel na sociedade, independente da área de atuação.  “A escola dá ferramentas, a universidade dá possibilidades, mas a escolha é de vocês”, concluiu Celassi.

Também participaram do encontro os ex-alunos Adriano Severo, hoje administrador de empresas, Aline Santos, estudante de Direito (FMP), Arthur Daudt, estudante de Psicologia (PUCRS), Dillan Bernardes, estudante de Engenharia de Materiais (UFRGS), Emílio Farias, Ator e Henrique Fonteles, estudante de Engenharia Física (UFRGS).

Além da mesa-redonda, o projeto “As Profissões e o Mundo de Trabalho”, que começou em 2007, inclui pesquisa e orientação profissional, estudos de caso e a ação do “Aluno Sombra”, onde os estudantes acompanham o dia a dia dos profissionais das suas áreas de interesse.