Logo que entramos em isolamento devido à pandemia do Sars-Cov-2, muitas atividades (que faziam parte da nossa rotina) tornaram-se inviáveis. Começamos a nos perguntar: como manter uma rotina? Como definir quais exercícios praticar? É mesmo necessário praticar exercícios físicos na quarentena? Os professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de suas aulas on-line, têm demonstrado que essas perguntas podem ser facilmente respondidas. Sim! Não só podemos, como devemos manter uma rotina de exercícios de baixa ou moderada intensidade em nossas casas, afinal, esse é um hábito que melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico.

A realização de atividade física também pode proporcionar benefícios importantes na manutenção do equilíbrio entre corpo e mente, pois, na Educação Física, trabalhamos o conceito de corporeidade. “A mente não existe sem o corpo e o corpo não existe sem a mente”, destaca o professor Celso Vieira, que dá aulas para os estudantes do 7° e do 9° Ano. Já em relação ao corpo, é importante destacar que exercícios físicos proporcionam uma melhora na postura, fortalecem ossos e articulações, desenvolvem habilidades psicomotoras, aumentam flexibilidade e força muscular. A lista de outros benefícios é grande:

· diminuem e controlam peso (IMC);

· diminuem risco de doenças cardíacas;

· regulam pressão alta;

· previnem/combatem osteoporose, diabetes e obesidade;

· melhoram níveis de colesterol sanguíneo;

· aumentam taxas de colesterol bom;

· reduzem sedentarismo.

Já em relação à mente, a realização de atividade física libera, na corrente sanguínea, hormônios que proporcionam inúmeras sensações agradáveis, como bem-estar, felicidade e, até mesmo, euforia. Também regulam sono, apetite, libido, humor, temperatura corporal e ritmo cardíaco. Neste momento de isolamento que estamos vivendo, também contribuem para o equilíbrio do convívio social. Não à toa, portanto, são chamados de hormônios da felicidade (endorfina, ocitocina, dopamina, serotonina). Então, não demore a retomar suas práticas diárias! Em casa, é possível dar continuidade aos exercícios. Cuidar da mente e do corpo é cuidar da sua saúde!