Em tempos de férias, com necessidade de reclusão e cuidados com a saúde, além do espaço destinado aos estudos domiciliares, ao descanso, ao lazer, precisamos também estimular o acesso à cultura, tão importante nos dias de hoje.

Filmes ou séries, além de nos transportarem para outros espaços, permitem-nos exercitar, de forma lúdica, a empatia, além de retomarem e estimularem a construção das aprendizagens das diferentes Áreas do Conhecimento.

As indicações a seguir, organizadas pela equipe pedagógica e pelos professores, são sugestões que podem contribuir para os momentos livres, pois são conteúdos de qualidade que possibilitam reflexões, aprendizados e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Ensino Fundamental Anos Finais

Jojo Rabbit (Jojo Rabbit, EUA, 2019, Classif. 14, 108 min, Dir. Taika Waititi) -  Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Enola Holmes (Enola Holmes, EUA, 2020, Classif. 12, 123 min, dir. Harry Bradbeer) - Enola Holmes é uma adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes. Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás, para que Enola faça o mesmo, a menina inicia uma investigação, para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft, que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. A caminho de Londres, ela conhece um lorde fugitivo e passa a desvendar quem pode estar atrás do garoto e que quer impedir que uma importante reforma política inglesa aconteça.

O som do silêncio (Sound of Metal, EUA, 2019, Classif. 16, 120 min, dir. Darius Marder) - Em Sound of Metal, um jovem baterista teme por seu futuro, quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio.

Tropa zero (Troop Zero), EUA, 2019, Classif. Livre, 94 min, dir. Bertie Bert) - Wiggly, Georgia, 1977. Christmas Flint é uma garota que sonha um dia conhecer extraterrestres. A chegada à cidade de um homem responsável por gravar a voz de crianças para um disco de ouro, que será enviado ao espaço, faz com que ela logo se interesse pela iniciativa, sonhando ser ela a escolhida. Para tanto, reúne um grupo de garotas deslocadas, para formar um grupo de escotismo, de forma a participar do concurso que dará aos vencedores a chance de participar do disco de ouro.

AmarElo (AmarElo – É tudo pra ontem, Brasil, 2020, Classif. 12, 89 min, dir. Fred Ouro Preto) - Em 2019, o rapper Emicida apresentou seu álbum AmarElo no Teatro Municipal de São Paulo, lugar raramente frequentado por moradores da periferia. As canções do artista se misturam a reflexões sobre o apagamento das conquistas históricas do povo negro, responsáveis por criar a identidade brasileira.

Na natureza selvagem (Into the wild, EUA, 2007, Classif. 12, 148 min, dir. Sean Penn) - Baseado no livro de Jon Krakauer sobre a vida de um personagem real, esse filme conta a história de um jovem que termina a faculdade, doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade e sai viajando pelos Estados Unidos, em busca de um sentido para a vida que transcenda à materialidade. O protagonista, Christopher McCandless, conhece várias pessoas em sua jornada, de modo que a vida de todos é modificada ,de alguma maneira, até que ele chega ao auge de viver isolado da sociedade, completamente sozinho. Drama escrito e dirigido por Sean Penn, esse filme é um choque de realidade e que revela aspectos da natureza humana de uma maneira muito específica e apaixonante.

Apenas uma chance (One chance, EUA/Grã-Bretanha/Irlanda, 2013, Classif. 12, 103 min, dir. David Frankel) - A incrível história de Paul Potts (James Corden), tímido vendedor que surpreendeu o Reino Unido, ao interpretar impecavelmente uma ária de ópera, no programa Britain's Got Talent. O vídeo, em sua primeira apresentação, somou milhões de visualizações no Youtube e o cantor tornou-se uma estrela do dia para a noite.

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince, França, 2015, Classif. Livre, 108 min, dir. Mark Osborne) - Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha, para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho, faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto, em plena Terra.

Eu e o universo (Brainchild, EUA, 2018, Classif. Livre, diversos diretores) - Série disponível no Netflix, é uma espécie de "O Mundo de Beakman" do terceiro milênio. Sai o cientista malucão de cabelo despenteado e entra a adolescente descolada, mas a essência é a mesma: ensinar ciência para crianças e adolescentes de maneira divertida. Produzida pelo cantor Pharrell Williams e apresentada pela carismática Sahana Srinivasan, a série tem 13 episódios de vinte e poucos minutos cada. Os temas variam de redes sociais a oceanos, passando pelo espaço, sonhos e criatividade. [...] a edição ágil e a interatividade com o público do lado de cá da telinha atraem a atenção das crianças, sem cansar os adultos. A série também é esperta o suficiente ao usar temas populares.

O menino do pijama listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, EUA/Reino Unido, 2008, Classif. 12, 94 min, dir. Mark Herman) - Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

A menina que roubava livros (The Book Thief, EUA, 2013, Classif. 10, 131 min, dir. Brian Percival) - Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger, sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade. Inspirado no livro homônimo de Markus Zusak, [...] relata os feitos quase heroicos, quase poéticos, de uma menina que sobrevive aos escombros de uma Alemanha nazista em guerra com a Europa.

O diário de Anne Frank (Das Tagebuch der Anne Frank, Alemanha, 2016, Classif. 10 anos, 128 min, dir. Hans Steinbichler) - Baseado em fatos reais, Anne Frank [...] foi uma jovem alemã de origem judia que, com 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, devido à perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela escreve seus pensamentos cotidianos. Uma jovem no limiar da vida adulta que, apesar das circunstâncias, é otimista [...], expressando os seus sentimentos à flor da pele.

Coco – A vida é uma festa (Coco, anim., EUA, 2017, 104 min, Classif. Livre, dir. Adrian Molina & Lee Unkrich) - O menino Miguel tem o sonho de ser cantor, mas a música é proibida em sua família. No dia dos mortos, ele rouba o violão de um famoso cantor falecido que o transporta para outro mundo. Para voltar para casa, ele terá que encontrar um parente que nunca conheceu e pedir a sua bênção. Vencedor do Oscar de Melhor Animação e Melhor Canção Original

Raça (Race, França/Alemanha/Canadá, 2016, Classif. 12 anos, 134 min, dir. Stephen Hopkins) - Cinebiografia, conta a vitoriosa história do esportista americano Jesse Owens, que brilha nas pistas de atletismo dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Na competição, ele vence quatro medalhas de ouro e calou o preconceito em pleno território comandado pelo ditador Adolf Hitler, que prega o nazismo e a doutrina da supremacia da raça ariana.

A invenção de Hugo Cabret (Hugo, EUA, 2011, 126 min, Classif. Livre, dir. Martin Scorcese) - Depois da morte do seu pai relojoeiro, [...] Hugo passa a viver na Gare du Nord, a majestosa estação de trem em Paris, cujos relógios o órfão acerta diariamente. Como herança, Hugo ganhou não apenas o talento com engrenagens miúdas, mas também um misterioso autômato, que o garoto tenta remontar com peças que ele rouba de uma loja de brinquedos na estação. Transcorrem os anos 1930, e ninguém desconfia que o deprimido dono da loja é, na verdade, o velho cineasta Georges Méliè. Mas isso Hugo logo descobre, quando o caminho dos dois se cruza.

Extraordinário (Wonder, EUA, 2017, 113 min, Classif. Livre, dir. Stephen Chbosky) - O garotinho Auggie Pullman nasceu com uma séria síndrome genética, que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que passasse por diversas cirurgias e complicações médicas, ao longo dos seus poucos anos de vida. Com a ajuda de seus pais, o menino procura se adequar a uma nova rotina, quando ingressa pela primeira vez numa escola convencional.

Sugestões para o Ensino Médio

Sociedade dos Poetas Mortos (1989, Classif. 12 anos) - Um Professor, nada convencional, inspira seus alunos a encararem os estudos e a vida de modo a aprender o que realmente vale a pena. Indicado a 4 Oscars e vencedor pelo melhor Roteiro Original, este drama com Robin Willianns já é um clássico.

A Teoria de Tudo (2014, Classif. 10 anos) - Esta cinebiografia do astrofísico Stephen Hawking retrata a importância de seu trabalho: A luta contra uma doença incurável e o amor incondicional de sua esposa. Eddie Redmayne ganhou o Oscar e o Globo de Ouro como Melhor Ator.

Peixe Grande (2003, Classif. LIVRE) - Um repórter tenta descobrir mais sobre a vida de seu pai moribundo, procurando a verdade por detrás de suas histórias.

O Livro de Henry (2017, Classif. 14 Anos) - Um menino de 11 anos promete ajudar uma nova vizinha, que pode estar em perigo, e registra todos os seus esforços em anotações e gravações.

TOC TOC (2017, Classif. 14 anos) - Na sala de espera do médico atrasado, pacientes com Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC) precisam lidar com as estranhas manias de cada um. Esta comédia é baseada na peça “TOC – TOC” de Laurent Baffe, que foi sucesso de bilheteria na Espanha.

O Universo (2009, Classif. LIVRE) - Mistura impressionantes animações com imagens sobre planetas distantes e outras maravilhas celestiais.

A Terra à Noite (2019, Classif. 10 anos) - A nova tecnologia desta série sobre a natureza, levanta o véu da noite, para revelar a vida oculta dos seres deste mundo, de leões caçando a morcegos voando.