Na busca de soluções para uma volta às aulas segura em meio à pandemia de covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou o Torneio SESI de Robótica – Desafio Relâmpago – Volta às Aulas. Na primeira etapa, estudantes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem de todo Brasil desenvolveram e enviaram soluções para dificuldades impostas por conta da pandemia. Os Galilegos, que representam o Santa Inês, estão entre as 18 equipes que se classificaram para a próxima etapa e, na última semana, passaram por uma entrevista on-line com todos os juízes da competição. O resultado desta etapa será conhecido no dia 7 de dezembro.

Os estudantes Andressa Basso, Carolina Avila, João Vitor Teles, Lorenzo Rey, Lorenzo Baldi e Rafaela Ferraz compõem a equipe do Colégio e apresentam uma solução pra lá de inovadora: um robô de telepresença, construído com materiais recicláveis e programado pelos próprios estudantes, para estar em sala de aula, presencialmente, auxiliando os professores que fazem parte do grupo de risco e não podem voltar a ministrar suas aulas no ambiente escolar. Com a iniciativa, o grupo pretende uma solução que não apenas conecte estudantes e educadores mas, também, possibilite um retorno mais dinâmico, amigável e próximo da realidade até então vivenciada.

“O trabalho da equipe é muito importante! Ao pensarem nos problemas que todos nós, envolvidos na educação, iremos enfrentar durante o retorno ao ensino presencial, os estudantes do Santa Inês demonstram o seu protagonismo. O projeto é muito legal, e espero que consigamos levar a ideia adiante!”, avalia o professor de robótica e mentor da equipe, Filipe Ghesla.

Todos os times vencedores ganharão medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe. Além disso, as três primeiras equipes colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, no próximo Festival SESI de Robótica, previsto para maio de 2021.

Clique aqui e assista ao vídeo de apresentação do projeto.