Criado na década de 90, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. A campanha, simbolizada por um laço cor-de-rosa, alerta para a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura e reduz as taxas de mortalidade.  

Disseminar informações, estimular o autoexame, promover o cuidado e falar abertamente sobre a doença são formas de ajudar a alertar mais e mais pessoas sobre a importância de estar atento aos sinais. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  

Você sabia que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis? Praticar atividade física, se alimentar de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, são algumas formas de prevenção. 

Toque-se e fique atento(a) aos sinais e sintomas: na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. O nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pelo próprio paciente. Também há outros sintomas frequentes:

·         Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; 

·         Alterações no bico do peito (mamilo); 

·         Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; 

·         Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. 

Ao menor dos sinais, procure a orientação de um médico.  

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer | Ministério da Saúde