Oportunizar espaços organizados para o tratamento de temas específicos de interesse dos estudantes, além de partilhar pensamentos, experiências e propositivas de intervenção social, são alguns dos objetivos dos Coletivos do Ensino Médio. A ação está sendo construída, desde 2019, a partir da escuta dos estudantes realizada pela equipe do Ensino Médio do Colégio. O início ocorreu em 2020, através de encontros presenciais semanais que, pela condição de isolamento social, passaram a ser virtuais.

O psicólogo Leonardo Garavelo é o responsável por mediar os encontros e explica que os Coletivos estão baseados em três grandes eixos transversais: 1. Gênero e Sexualidade, 2. Étnico-Racial e 3. Arte, Cultura, Esporte e Cidadania. “Os Coletivos partem de uma demanda do Ensino Médio e do princípio de que não adianta só tratar o sintoma de um conflito, mas, sim, ir a fundo sobre o que o produz”, ressalta. Segundo ele, muitas vezes essas situações que preocupam os jovens referem-se às suas percepções de mundo e às dificuldades de tratar temas delicados em outros espaços sociais. "A proposta é que possamos tratar temas relevantes para a juventude, buscando alternativas de aprimoramento de convívio, inclusive na nossa escola".

Leonardo explica que o feedback tem sido muito positivo e que os estudantes o procuram a fim de continuar a conversa do Coletivo, refletindo, assim, sobre suas preocupações e angústias em um espaço de escuta ativa e reflexão. “Neste momento, a conversa se torna ainda mais importante. Tem sido muito gratificante trabalhar de forma virtual, porque oportuniza desenvolver as habilidades socioemocionais mesmo no isolamento”, salienta.

O próximo Coletivo do Ensino Médio está marcado para a sexta-feira (15/05) e será uma "Conversa de Arquibancada", com a participação dos professores de Educação Física, Celso Vieira e Rafael Nunes. No encontro desta semana, que acontece através da plataforma Teams, serão abordadas questões sobre prática esportiva, atividades lúdicas e culturais. A iniciativa dos Coletivos compõe as ações do Programa de Convivência Escolar do Colégio e busca aprimorar as relações entre as pessoas da comunidade escolar.