No dia 9 de maio, a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora celebra a vida de Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e seu Carisma, vivo e presente em cada Irmã e em cada colaborador das instituições da Rede IENS. O Dia da Unidade é um momento de refletirmos e nos inspirarmos no exemplo da nossa fundadora.

Em 1833, quando Carolina Gerhardinger ousou fundar a Congregação, a qual consagrou à Nossa Senhora, tomou como nome Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e elaborou uma constituição inspirada nos fundamentos teológicos de Santo Agostinho, que, por sua vez, fundamenta-se no Evangelho de Jesus Cristo, sobretudo nos escritos de São João: “Como Tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo ... a fim de que todos sejam um” ( Jo 17,18.21). A busca da unidade com Deus, com os outros, com a natureza e entre as Irmãs sempre esteve presente na vida de Madre Teresa.

Quando Madre Teresa se uniu definitivamente na Glória de Deus, em 09 de maio de 1879, cerca de 2.500 irmãs, presentes por toda Europa e América do Norte, escolheram este dia para celebrar o dia da Congregação, denominando o “Dia da Unidade”, no intuito de fomentar o princípio fundacional “a Unidade na Diversidade”.

Hoje, no início do século XXI, nós, IENS ao redor do mundo, presente nos cinco continentes, juntamente com as pessoas que se sentem tocadas pelo mesmo “espírito” que impulsionou Madre Teresa, somos convidadas a louvar as maravilhas que Deus realiza na nossa vida doada em prol de uma educação que transforma, que humaniza e liberta.

Animo a todos e a todas, Irmãs, Educadores e Famílias de nossa Rede Educacional IENS, a lutar sempre pela “Unidade na Diversidade”, valendo-se da máxima de Santo Agostinho: “Nas coisas necessárias, a unidade; nas duvidosas, a liberdade; e em todas, a caridade”.

Que a Sabedoria Divina, que outrora sustentou e impulsionou Madre Teresa, conduza-nos em nossos caminhos em tempos difíceis de Pandemia.

Vivamos na esperança e na solidariedade!

Um abençoado Dia da Unidade,

Ir. Josete Rech
Gestora da Pastoral Educacional – IENS - 06/05/2020

Assista ao vídeo.